Segurança e Diversificação de seus ativos em Bitcoin e Altcoins

seguranca_diversificacao_bitcoin_altcoins

 

Agora estamos chegando ao cerne das coisas. Há um grande número de carteiras disponíveis para guardar seus tão “suados” Bitcoins ou Altcoins. Se você tem uma quantia decente de moedas para guardar, você deve buscar softwares de carteiras no site oficial Bitcoin.orgMultiBit Classic ou HD, Armory ou Electrum. Estes são alguns dos melhores lugares para guardar seu dinheiro virtual de forma segura (uma vez que seu computador seja seguro também). Escolha um que você ache que melhor se adeque a você, instale-o e criptografe o arquivo de sua carteira com uma senha forte. Faça backup de sua seed e guarde em um lugar seguro. Se você perder esse arquivo, você perde seu dinheiro.

Ok, às vezes você precisa ter seus Bitcoins online para os altos e baixos do mercado. Nesse caso, você deve procurar por carteiras online ou via mobile. Um exemplo para ambos é Coinbase.com, Xapo.com, mas existem outros para serem escolhidos. Uma regra de ouro para essas carteiras é não guardar nelas mais dinheiro do que você esteja disposto a perder. Elas são melhores usadas como uma forma conveniente de ter acesso rápido ao seu dinheiro, mas não para guardar suas reservas.

O que ter em mente quando for usar carteiras online:

-Use uma senha segura (quanto mais dinheiro, mais segura deve ser sua senha)

-Sempre mantenha um backup de sua carteira no caso de você precisar recuperar seu dinheiro(caso tenha a opção)

-Sempre que possível, permita autenticações de dois fatores

-Não use suas carteiras online em computadores não confiáveis

-Armazenamento Frio (Cold Storage) totalmente offline

Diversificando:

Manter todos os doces em um só cesto nunca é algo bom, formigas podem atacar seu cesto.

Você deve buscar diversificar alguns de seus ativos em Bitcoin e Altcoins para o caso de um de seus métodos de armazenamento eventualmente falharem.

Evite manter seus Bitcoins em bolsas ou outros sites online que não sua carteira  no computador ou online. Pois tais sites podem ser encerrados ou desaparecer com seu dinheiro.

Moedas alternativas:

Existem poucas Criptomoedas que são mundiais, mas a maioria delas são apenas clones do bitcoin. Se uma moeda não traz nada novo, não vale a pena investir em comparação com o Bitcoin. Namecoin é um servidor de nome de domínio distribuído (apesar de recentemente ele teve uma falha fatal descoberta, então tenha cuidado), Ripple é um sistema de distribuição de moeda e pagamentos.

Fora isso temos algumas Criptomoedas promissoras no mercado.

Vcash promete um futuro promissor e tem revelado evolução concreta durante esses três anos de construção da moeda, Dash com seu Market tem conquistado campo em meio a mídia e conforme se desenvolve vem crescendo, Lisk a primeira criptomoeda modular utilizando cadeias laterais, Ardor promete ser o Nxt 2.0, Burst é uma ótima porta de entrada para iniciantes por usar o espaço do HD como poder de mineração, Decred que é fusão da tecnologia, comunidade e governança da maneira que seu desenvolvimento é auto-financiado e permanece sustentável, e tem muitas outras que prometem um futuro bom, e quem sabe se você estuda-las e investir nelas  e futuramente der certo e só lhe restar comprar sua mansão perto da praia e sua Ferrari vermelha (só um exemplo não se iluda rs).

Resumindo… Isso deve servir para o básico. Mais se você quiser ler mais sobre segurança Bitcoin no geral, recomendo que leia a ultima matéria sobre segurança: entenda a segurança por trás do bitcoin e sobre as dicas de como proteger seus bitcoins: 6 dicas para proteger seus Bitcoins.

 

Fonte: Criptomoedas Fácil