jun
16
2017

Dubai com passaporte digital baseado em tecnologia Blockchain

O governo de Dubai assinou um novo acordo com a startup ObjectTech do Reino Unido, para a criação de passaportes digitais para entrada no Aeroporto Internacional de Dubai, diga-se um dos aeroportos mais movimentados do mundo com um enorme tráfego internacional de passageiros.

O acordo formado permitirá a ObjectTech trabalhar em conjunto com o Departamento de Imigração de Vistos de Dubai para desenvolver uma solução que combine uma verificação biométrica com a tecnologia blockchain. O objetivo é colocar um fim às verificações de verificações (repetido propositalmente) de passaportes que hoje são feitas de maneira manual para uma entrada digital mais rápida e confiável, denominada seemless.

O CEO da ObjectTech Paul Ferris disse no blog da empresa:

O Dubai está realmente empenhando-se em melhorar a vida de seus cidadãos e visitantes através da tecnologia, e estamos muito entusiasmados em fazer parte dessa realidade.

Como já noticiamos aqui no portal Criptomoedas Fácil, Dubai quer todos os documentos do governo na Blockchain até 2020. Inclusive até chegou a fazer um concurso oferecendo U$ 20 mil dólares para uma startup de blockchain. A startup brasileira Coinaction chegou a viajar para Dubai para participar das finais deste concurso.

Como?

Em teoria os viajantes que passarem por Dubai, tendo essa cidade como destino terão de ter seus passaportes registrados, pré-aprovados e terão suas digitais coletadas ao retirarem o visto de entrada no país. Este processo de entrada é denominado no projeto como entrada “seemless”.

A entrada “seemless” nos aeroportos internacionais tem sido um sonho há muitos anos. Mas acredita-se que é com o advento da estrutura de confiança de identidade fornecida pela tecnologia blockchain, pela primeira vez será possível executar tal ação.

Dubai 10 anos à frente

Com este anúncio Dubai reforça sua política de inovação chamada “Política 10x”, que vê o governo de Dubai trabalhar para digitalizar seu setor público tentando garantir que “todos os serviços públicos estejam 10 anos a frente do resto do mundo.”

A iniciativa de passaporte digitalizado ou entrada seemless, junta-se a uma série de outros esforços similares na cidade, que está levando-a a uma liderança em se tornar uma cidade de referência em blockchain no mundo. Este trabalho é uma parte de um mandato mais amplo do governo de Dubai, que criou a intenção revelada de abraçar a tecnologia blockchain com o lançamento do Conselho Global Blockchain no início de 2016. Em outubro, o governo lançou sua iniciativa ‘Blockchain Strategy’, com o Esforço notável para transferir todos os documentos governamentais em uma blockchain até o ano 2020.

Conclusão

A implementação da tecnologia blockchain no Aeroporto Internacional de Dubai, o maior e mais movimentado aeroporto do mundo, poderia definirá um novo ponto de referência para a identificação digitalizada de pessoas e um reconhecimento convincente da capacidade da tecnologia blockchain.

 

 

Fonte: Criptomoedas Fácil

Deixe um comentário