mar
12
2017

O tão aguardado resultado saiu: SEC rejeita ETF do Bitcoin!

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) emitiu hoje uma ordem que desaprova a alteração de regra proposta para listar e negociar o ETF de moedas na Bats BZX Exchange. Este é o primeiro ETF da Bitcoin que a SEC decidiu. Dois outros ETF da Bitcoin estão também a ser analisados pela Comissão, ainda esse ano.

A decisão

A SEC acaba de publicar uma “Ordem de desaprovação de uma alteração de regra proposta, conforme modificada pelas emendas n ° 1 e 2, para BZX Rule 14.11 (e) (4), Commodity-Based Trust Shares” para listar e negociar o ETF da moeda digital.

A Bats BZX Exchange apresentou a proposta de alteração de regras com a Comissão em 30 de junho de 2016, que foi posteriormente publicado no Federal Register em 14 de julho. Quase 240 dias depois e 53 comentários recebidos, a SEC finalmente tomou uma decisão. Na sua ordem, após ter recapitulado o historial do processo, a Comissão escreveu:

ENTÃO É ORDENADO, de acordo com o Artigo 19 (b) (2) do Exchange Act, que a alteração de regra proposta (SR-BatsBZX-2016-30), conforme modificada pelas Emendas nº 1 e 2, É, desaprovada.

O Bitcoin ficará bem, independente da reprovação da ETF

O preço da Bitcoin teve um movimento selvagem hoje, já que o mercado estava na expectativa pela decisão da ETF. Enquanto muitos na comunidade Bitcoin estavam esperançosos de um resultado positivo, os analistas já esperavam que a aprovação de um ETF Bitcoin fosse improvável. A Needham & Company, para a SEC, desaprova a alteração de regras proposta para o ETF de Bitcoin e previu uma chance de menos de 25% de que isso acontecesse.

No mês passado, a empresa publicou uma análise aprofundada sobre os ETFs da Bitcoin, que também discutiu os efeitos sobre o preço da bitcoin caso a SEC rejeitasse a alteração da regra proposta. O autor Spencer Bogart, que anteriormente esperava uma desvantagem “altamente limitada” em janeiro, revisou sua opinião e escreveu que “nós achamos que os riscos de desvantagem são maiores do que há apenas algumas semanas”. Suas razões declaradas foram que “houve uma alta significativa no preço, o prêmio do GBTC caiu substancialmente, a ETF viu um aumento significativo na atenção da mídia e alguns segmentos do mercado parecem especular a favor da aprovação” .

Apesar dos riscos de queda, Bogart conclui que:

“Nós pensamos que a maioria vasta de proprietários continuará mantendo seus bitcoins independentemente da decisão do SEC e provavelmente deram boas-vindas à oportunidade de comprar em um preço mais baixo – assim fornecendo o suporte do preço.”

Esta é a primeira vez que a SEC tomou uma decisão sobre uma alteração de regra proposta para listar e negociar um ETF Bitcoin. Há duas outras alterações de regras propostas, ambas arquivadas pela NYSE Arca, para dois ETFs bitcoin diferentes.

Fonte: Guia do Bitcoin

Deixe um comentário