7 plataformas online que ajudam a investir

Corretoras e bancos investem em plataformas voltadas para investidores iniciantes. Conheça seus principais diferenciais

 

1. Investimentos a um clique

(Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

São Paulo – Com linguagem simples, plataformas online vêm facilitando o caminho para que o investidor iniciante consiga traduzir os termos complexos do mercado financeiro e tomar a melhor decisão sobre onde aplicar o seu dinheiro. Enquadradas no conceito de shopping de investimentos, essas ferramentas reúnem diversas classes de aplicações financeiras (como títulos públicos, ações e fundos de investimento), pertencentes a diferentes instituições financeiras, em um só lugar, o que permite compará-las com mais facilidade, por meio de simuladores e outras ferramentas. Essa característica também torna a diversificação de aplicações mais acessível, o que diminui o risco da carteira de investimentos. Geralmente, o cadastro nas plataformas é gratuito, mas cada corretora cobra uma taxa de corretagem diferente. Algumas isentam o investidor de cobranças em aplicações de renda fixa, como o Tesouro Direto, por exemplo.  Conheça nas fotos a seguir as principais plataformas de investimentos oferecidas no mercado:

2. Easynvest

(Reprodução)

A plataforma da Easynvest permite aplicar em títulos de renda fixa, fundos e ações, que são oferecidos por cerca de 20 instituições financeiras parceiras. A ferramenta permite comparar investimentos por risco, liquidez (facilidade de resgate do dinheiro), aporte mínimo necessário para aplicar e taxas cobradas. Também é possível comparar a rentabilidade de um determinado investimento com a da poupança ao inserir o valor e o prazo do investimento em questão. O site também oferece aos usuários palestras online gratuitas, que envolvem desde temas como os tipos de riscos relacionados a cada aplicação até dicas práticas sobre como resgatar investimentos, por exemplo.

3. Guide

(Reprodução)

Uma das ferramentas oferecidas pela plataforma de investimentos da corretora Guide é o DNA do Investidor, um teste para saber qual o perfil de cada usuário na hora de aplicar o dinheiro. Para isso, avalia dados pessoais, tolerância financeira e objetivos de vida. A plataforma permite aplicar em fundos de investimento, ações, planos de previdência e investimentos de renda fixa.

4. Modalmais

(Reprodução)

No home broker do banco Modal, o modalmais, é possível investir em ações, CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e no Tesouro Direto. A plataforma oferece, entre outros serviços, um atendimento por Whatsapp durante o horário comercial, ao longo da semana. Entre os serviços oferecidos, estão boletins diários em vídeo e texto produzidos pelo economista Alvaro Bandeira e análise de investimentos realizada pela consultoria Lopes Filho.

5. Órama

(Reprodução)

A plataforma de investimentos da Órama permite investir em títulos públicos e privados de renda fixa e também em fundos de investimentos em parceria com 18 instituições financeiras. O site da corretora disponibiliza ferramentas como o “Portfólio Ideal”, que indica quais são os investimentos mais apropriados conforme a idade, perfil do investidor e valor disponível para investir. Já a funcionalidade “Meu primeiro fundo” mostra qual tipo de fundo é o mais adequado com base em alguns dados fornecidos, como perfil do investidor e prazo do investimento.

6. XP Investimentos

(Reprodução)

A XP distribui títulos de renda fixa, fundos e também permite aplicar em ações e fundos de previdência privada. No site da corretora, é possível simular qual será o capital acumulado ao longo de um determinado período de investimento conforme o tipo de aplicação, valor e taxa de retorno. A ferramenta também permite estimar o capital acumulado durante a aposentadoria. A plataforma educacional da corretora oferece cursos sobre como investir. O cliente também pode contratar uma assessoria de investimentos, que irá auxiliar na escolha da aplicação mais adequada.

7. Genial

(Reprodução)

A Genial, plataforma de investimentos da corretora Geração Futuro, oferece a investidores, entre outras ferramentas, um Gerador, que indica investimentos personalizados, de acordo com objetivos e metas de cada usuário. Para obter as informações, basta informar a meta financeira e quanto dinheiro tem para investir. Após a montagem da carteira, o consultor eletrônico monitora resultados e sugere eventuais ajustes.

8. Rico

(Reprodução)

A plataforma de investimentos da corretora Rico sugere carteiras de investimento conforme o perfil do cliente. A corretora tem ainda uma plataforma de conteúdo educativo que inclui cursos e palestras presenciais e online, voltado para investidores iniciantes ou mais experientes.

 

Fonte: Exame