Renda Fixa

O que é Renda Fixa?

Renda Fixa é um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possuem regras de remuneração definidas. Essas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor.

Nesse tipo de investimento, o investidor concede um empréstimo, usualmente em dinheiro, a uma entidade em troca do pagamento de juros. Dessa forma a entidade, geralmente uma instituição financeira, emite um documento onde ela se compromete a devolver o dinheiro emprestado acrescido de juros após um período preestabelecido.

O investimento em renda fixa pode ser contrastado com investimentos de renda variável considerando simplesmente a previsibilidade da remuneração. Nas operações de renda fixa é possível prever ou, ao menos, estimar a remuneração do investimento, dado que os valores são previamente definidos. Já nas operações de renda variável, tal previsão não é possível, pois a remuneração está associada a condições futuras do mercado que dependem de fatores econômicos imprevisíveis.

 

Fonte: Wikipedia